quarta-feira, 4 de julho de 2012

Qual é a visão cristã e bíblica da história?


O Cristianismo e a história sempre foram aliados. A observação de Leopold Von Ranke, de que a história, mais frequentemente do que a filosofia, convence mais pessoas de que o Cristianismo é verdadeiro, certamente é confirmada pela visão cristã acerca desta disciplina. A Bíblia contém muito mais história do que filosofia (embora ambas sejam interdependentes). O Cristianismo está enraizado na história e sem as suas raízes históricas não haveria nenhuma visão de mundo cristã (1 Coríntios 15:14).

Quase todas as conjunturas principais da história, de uma perspectiva cristã, podem ser resumidas pela referência a alguns eventos históricos distintivos – a revelação de Deus através da criação do céu e da terra (Gênesis 1:1); a criação especial de homem e mulher como corpo e espírito (Gênesis 1:26-27); a rebelião da humanidade contra o seu Criador (Gênesis 3:1-15); a revelação de Deus através dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) e Israel; a travessia do Mar Vermelho; a manifestação de Deus na história na pessoa de Jesus Cristo para resgatar a humanidade do pecado (1 Timóteo 3:16); a ressurreição de Jesus Cristo (1 Coríntios 15); a revelação de Deus através da Sua Igreja, o Corpo de Cristo; o julgamento do mundo (Atos 17:31); e o novo céu, a nova terra e a nova Jerusalém para os remidos de todas as épocas (Apocalipse 21). A história cristã, assim como a história marxista e humanista, possui características passadas, presentes e futuras. Mas os cristãos aderem a uma visão mais distintivamente linear do que cíclica.

Para os cristãos, a Bíblia é uma obra de beleza e verdade – uma palavra de Deus a respeito do Seu amor pela Sua criação – não uma obra de mitologia e lenda. A Bíblia é exata, descrevendo eventos que realmente aconteceram na história. A arqueologia do século vinte em geral confirma a história bíblica, inclusive a autoria mosaica do Pentateuco (os primeiros cinco livros da Bíblia), a historicidade dos patriarcas e do êxodo, e o contexto histórico em torno do nascimento virginal, da vida sem pecado, da morte vicária e da ressurreição física de Jesus Cristo.

Naturalmente, a declaração de S. Paulo a respeito da história em 1 Coríntios 10:1s. (“Não quero que sejais ignorantes acerca [da história]”) é uma base sólida para uma filosofia da história. Os cristãos certamente são exortados a aprender com a história (1 Coríntios 10:11). S. Paulo também tornou bem clara a ressurreição de Cristo como um evento histórico que ocorreu em Jerusalém, por volta de 30 a.D.

A defesa da fé por Estêvão em Atos 7 é uma lição sobre a história redentora de Deus. Lucas, autor de dois livros na Bíblia (o Evangelho de Lucas e o Livro de Atos), foi um meticuloso historiador. A Bíblia histórica (a Palavra escrita de Deus) e Jesus Cristo (a Palavra viva de Deus que se fez carne) são as duas pedras de esquina da visão de mundo cristã. Se a Bíblia não for história, ou se Jesus Cristo não é “Deus conosco” (Mateus 1:23), o Cristianismo se desfará. Portanto, os cristãos estão justificados em investir muito tempo e esforço defendendo ambas estas pedras fundamentais.

Naturalmente, os humanistas (quer sejam secularistas, marxistas ou cósmicos) não podem aceitar a Bíblia como um documento histórico exato. O caráter e a ação de Cristo abala todos os princípios de uma visão da história ateísta, naturalista e evolucionista. Ao invés de ter Deus planejando e manifestando Seus atos criativos e redentores (a história sendo um registro de tais atos), o marxista tem de confiar na fatalista dialética, e o humanista secular deve ansiosamente confiar na capacidade humana de dirigir a evolução futura. Nenhuma destas duas visões de mundo podem explicar satisfatoriamente o propósito manifesto no mundo – nem, com respeito ao assunto, a visão de mundo humanista cósmica (Nova Era). O cristão possui uma simples, porém profunda resposta – “No princípio, Deus”. O único Deus sábio e verdadeiro dá um propósito e ordem à Sua criação. Fazemos parte da Sua vasta ordem criativa, e somos responsáveis perante Deus. Não podemos nos salvar a nós mesmos – inclusive da morte física. Mas Deus pode, e a história nos conta que Ele ofereceu Seu Filho como um sacrifício perfeito com esse propósito especial.

A posição cristã é de que Deus criou os céus e a terra e tudo o que neles há. É preciso uma fé cega – em essência, um entenebrecimento da mente (Romanos 1:21-22, 28) – para crer que tudo é resultado do acaso. Os cristãos entendem que Deus criou a história quando Ele criou o tempo, e nós sabemos que Deus controla o universo e conduzirá a história a um final adequado (Atos 17:24-31).

Fonte: www.ChristianAnswers.Net
Tradução: Rodrigo Reis de Faria

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