sábado, 17 de novembro de 2012

Origem e História do Catolicismo (Parte I)


Moisés Pinedo

Com frequência, os católicos fazem duas afirmações importantes: (1) a Igreja Católica é a igreja mais antiga (os católicos estão firmemente convictos de que a Igreja Católica é bem mais antiga que qualquer grupo protestante que existe hoje. Embora esta afirmativa esteja historicamente correta, será verdade que a Igreja Católica é a igreja mais antiga?) (2) a Igreja Católica é a igreja bíblica (os católicos alegam que sua igreja é aquela descrita na Bíblia e, portanto, a igreja que Deus aprova).

Estas duas reivindicações trazem algumas sérias implicações. Primeiro, se a Igreja Católica é a igreja mais antiga, então: (a) não poderia haver nenhuma igreja antes dela; (b) a primeira igreja, a qual Cristo prometeu estabelecer, deve ser a Igreja Católica; e (c) todo o registro histórico e/ou bíblico da primeira igreja deve apontar para o Catolicismo. Segundo, se a Igreja Católica é a igreja bíblica, então: (a) a Bíblia deve ter um registro desta igreja; e (b) seus ensinos e práticas devem ser aprovados pela Bíblia.

ORIGENS DO CRISTIANISMO

Para determinar se a Igreja Católica é a igreja mais antiga, devemos ir à Bíblia para encontrar um registro acerca da primeira igreja. O profeta Daniel disse que

... o Deus do céu levantará um reino que nunca será destruído; e o reino não passará a outro povo; despedaçará e consumirá todos estes reinos, e permanecerá para sempre (2:44, ênfase acrescentada).

Deus tinha um plano para que os seguidores de Seu Filho fizessem parte de um reino diferente de qualquer outro, um reino espiritual que permaneceria para sempre: a igreja (cf. Colossenses 1:13). Mas quando começou esta instituição divina?

Mateus 16:18 registra a primeira vez em que o termo “igreja” é introduzido no Novo Testamento. Jesus disse: “E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e os portões do Hades não prevalecerão contra ela” (ênfase acrescentada). O termo “igreja”, do grego ekklesia, era geralmente usado pelos gregos para se referir a uma assembléia política (cf. Atos 19:41). Este termo é usado pela primeira vez para descrever os seguidores de Cristo em Mateus 16:18.

Quando Jesus falou a respeito da Sua igreja neste verso, Ele declarou três coisas muito importantes. Primeiro, Jesus disse: “Edificarei a minha igreja”. O tempo futuro do verbo indica que a igreja ainda não estava estabelecida. Ela não existia naquele tempo. Segundo, Jesus disse: “Eu edificarei”, indicando que o Próprio Cristo estabeleceria a igreja e seria o seu fundamento. Terceiro, Jesus disse: “a Minha igreja”, indicando que a Igreja pertenceria a Ele.
Note mais uma vez a declaração de Jesus a Pedro: “E eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a Minha igreja” (Mateus 16:18). Usando dois termos gregos – petros e petra – o Novo Testamento deixa claro que esta “rocha” (petra) seria o fundamento sobre o qual Jesus edificaria a Sua igreja. Mas ao que ou a quem esta “rocha” se refere? Mateus nos diz que Jesus havia perguntado aos Seus discípulos quem eles pensavam que Ele fosse: “Simão Pedro respondeu e disse: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’” (Mateus 16:16). Por causa desta declaração, Jesus fez a afirmação mencionada acima (Mateus 16:18). Portanto, isto só pode significar uma coisa: Jesus iria edificar a Sua igreja sobre a confissão que Pedro havia feito a respeito dEle. Em outras palavras: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” seria o fundamento sobre o qual a igreja seria edificada. Jesus prometeu a Pedro que ele seria a pessoa bem-aventurada a abrir as portas do Cristianismo (ou da igreja), mas Pedro (petros) não seria a rocha (petra) da igreja.

Embora estes versos em Mateus 16 não nos dêem o começo da primeira igreja, eles nos dão uma predição exata da sua origem, incluindo o seguinte:

  1. Esta igreja ainda não estava edificada no tempo em que Jesus estava falando (v. 18).
  2. Esta igreja seria edificada por Cristo, o Qual também seria o seu fundamento (v. 18).
  3. Esta igreja pertenceria a Cristo (v. 18).
  4. Esta igreja seria edificada sobre a confissão de que Jesus é o Cristo (vv. 16, 18).
  5. Pedro abriria (simbolicamente) as portas desta igreja (v. 19).
Nesse caso, então, quando estas coisas aconteceram, e quando a primeira igreja veio à existência?

Então aqueles que receberam alegremente a sua palavra foram batizados; e naquele dia cerca de três mil almas foram acrescentadas a eles (Atos 2:41).

Este verso, registrado por Lucas, nos conta o resultado do sermão de Pedro e dos outros apóstolos pregado em Pentecostes. A Bíblia nota que os apóstolos haviam permanecido em Jerusalém após a ascensão de Jesus, aguardando a promessa do Pai (ou seja, a chegada do Espírito Santo; cf. Atos 1:4, 12; 2:1). Quando o Espírito Santo foi enviado, os apóstolos começaram a falar em diferentes línguas (Atos 2:4-11). Muitas pessoas creram, mas houve também alguns que zombaram (Atos 2:13). Então, Pedro, pondo-se de pé com os onze, levantou a sua voz e pregou àqueles que o escutavam (Atos 2:14). Após mostrar evidência convincente acerca da veracidade messiânica de Jesus, Pedro declarou: “Portanto, saiba com certeza toda a casa de Israel que Deus fez a este Jesus, a quem vós crucificastes, Senhor e Cristo” (Atos 2:36; ênfase acrescentada).

O relato de Lucas leva nossas mentes de volta às palavras de Jesus. Jesus havia predito que Pedro abriria as portas da igreja, e que a igreja seria edificada sobre a sua confissão (Mateus 16:16-18). Em Atos 2:36, Pedro não apenas abriu as portas do Cristianismo, mas também confessou uma vez mais que Jesus era o Senhor e o Cristo (ou seja, a rocha sobre a qual a igreja seria edificada). Portanto, foi neste exato dia que as palavras de Jesus foram cumpridas. Atos 2:41 indica que aqueles que creram “foram batizados; e naquele dia cerca de três mil almas foram acrescentadas a eles”. A questão então se torna: “Ao que as pessoas que criam e eram batizadas foram acrescentadas?” O verso 47 nos dá a resposta: “o Senhor acrescentava todos os dias à igreja aqueles que estavam sendo salvos” (nota: A ASV omite a palavra “igreja” e anota “eles”, mas a idéia é a mesma. A respeito desta tradução, Boles disse que o sentido é de que aqueles que eram batizados “por meio deste processo eram reunidos, e assim formavam a igreja” [1941, p. 52]). Este é o primeiro texto bíblico que fala da igreja como estando em existência; é neste exato momento na Escritura que a presença da primeira igreja é notada. Pedro havia aberto as portas da igreja através da pregação da Palavra. Ele havia confessado uma vez mais a divindade de Jesus. E o Senhor havia acrescentado à Sua igreja as pessoas que obedeceram.

Que igreja, então, é a igreja mais antiga? A resposta é, naturalmente, a igreja que Cristo edificou em Atos 2. Mas que igreja era esta? Seria este o começo da Igreja Católica (como o Catolicismo ensina)? Note que Cristo disse que Ele edificaria a Sua igreja (Mateus 16:18), não a Igreja Católica.

Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. As igrejas de Cristo vos saúdam (Romanos 16:16, ênfase acrescentada).

Embora houvesse várias congregações que louvavam a Deus em muitas partes do mundo quando o apóstolo Paulo escreveu esta carta aos romanos, ainda havia uma característica única sobre elas: todas elas pertenciam a Cristo (isto é, elas eram igrejas de Cristo), pois Cristo dissera que edificaria a Sua igreja. Portanto, todas elas honrosamente traziam o nome do seu Fundador – Cristo.

Atos 2 informa-nos que a igreja de Cristo foi estabelecida em Jerusalém no Dia de Pentecostes (c. 30 a.D.). Ela teve um único fundamento, Jesus Cristo (1 Coríntios 3:11). Cristo, não Pedro, era a pedra de esquina da igreja (cf. 1 Pedro 2:4-8). A igreja compreendia um grupo de crentes que adotaram o título de “cristãos” (não “católicos”) por autoridade divina (Atos 11:26; cf. Isaías 62:2). Eles compunham o único corpo de Cristo (Efésios 1:22-23; 4:4). A igreja também era considerada a esposa de Cristo (2 Coríntios 11:2; Efésios 5:24; Apocalipse 19:7). Cristo era a sua autoridade e a sua Cabeça (Colossenses 1:18); ela não tinha nenhuma cabeça terrena. Em sua organização, nomes e divisões humanas eram condenadas (1 Coríntios 1:10-13). Esta era a instituição divina e maravilhosa que Deus estabeleceu sobre a Terra – a igreja de Seu Filho, a igreja de Cristo (vede Miller, 2007).

ORIGEM DO CATOLICISMO

Se a Igreja Católica não é a igreja mais antiga, como e quando ela se tornou uma entidade histórica? Quando a igreja do Senhor começou em Atos 2, ela cresceu rapidamente. De acordo com Atos 2:41, cerca de 3.000 pessoas creram na pregação de Pedro e dos demais apóstolos, e foram batizadas. Atos 4:4 nos conta que, pouco depois, o número dos fiéis era de pelo menos 5.000, e Atos 6:7 informa-nos que “o número dos discípulos continuava a crescer grandemente em Jerusalém”.

No começo, o governo romano considerava os cristãos como sendo uma das várias e insignificantes seitas judaicas. O livro de Atos conclui notando que, mesmo sob custódia romana, Paulo continuava a pregar e ensinar “com toda a confiança, ninguém o impedindo” (Atos 28:31). Os romanos subestimavam o poder e influência do Cristianismo, concedendo à igreja tempo e oportunidades para crescer em seus primeiros anos (Atos 18:12-16; 23:23-29). Contudo, sempre houve grande oposição da parte dos líderes judeus ortodoxos daquele tempo, os quais intelectual, psicológica e fisicamente perseguiam os apóstolos e outros cristãos (p.e., Atos 4:1-3, 18; 5:17-18; 9:1-2, 22-24; 13:45, 50; 17:4-5, 13; 21:27-31; 23:12-22).

Embora a perseguição fosse um flagelo terrível para os cristãos, eles haviam sido advertido contra isto e sabiam como deviam reagir. Jesus havia alertado Seus discípulos em diferentes ocasiões a respeito das perseguições futuras por causa do Seu nome (Mateus 10:22). Ele lhes dissera que seriam perseguidos dos mesmos modos que Ele fora perseguido (João 15:19-20). Na verdade, a perseguição da parte dos judeus tornou-se uma realidade logo depois que a igreja começou (Atos 8:1). Por causa da sua hipocrisia e ignorância das Escrituras, os judeus endurecidos detestavam a mensagem do Evangelho.

Jesus também havia advertido Seus discípulos para que escapassem para outras cidades quando fossem perseguidos (Mateus 10:23). Ele não apenas queria que buscassem segurança, mas também pregassem o Evangelho em outros lugares. A princípio, os cristãos não queriam deixar a segurança e proteção de sua pátria, mas a perseguição forçou a sua partida (Atos 8:1; 11:19; etc.). Na medida em que se espalhavam, os cristãos começaram a obedecer à Grande Comissão dada pelo Senhor de “ir por todo o mundo e pregar o evangelho”, anunciando a chegada do reino do céu (Marcos 16:15; Mateus 28:19; cf. Atos 8:4; 14:4-7; et al.).

Em consequência dos seus esforços globais para ensinar e do zelo dos judeus em muitos dos lugares para onde os cristãos viajavam, o Cristianismo não apenas obteve interesse religioso, mas também atenção política. O governo romano começou a prestar mais atenção a esta “nova religião” que frequentemente era acusada de ser importuna e blasfêma em relação ao governo (cf. Atos 17:6-9; 19:23-27).

Suetônio, um historiador romano, parece confirmar este fato escrevendo o seguinte a respeito de Cláudio César: “Ele baniu de Roma todos os judeus, que estavam constantemente causando desordem por instigação de Cresto” (1890, p. 318). Claramente, pelo tempo do Imperador Cláudio (41 a 54 a.D.), esforços para intimidar e desacreditar os cristãos já eram um problema sério (cf. Atos 18:2). Quando Cláudio morreu, o infame Nero assumiu. Ele tinha grandes sonhos em construir uma Roma magnífica para satisfazer a seus próprios prazeres. Muitos historiadores acreditam que Nero foi responsável pelo grande incêndio que consumiu Roma em 64 a.D. e matou muitos dos seus habitantes (p.e., Suetônio, Dio Cássio, et al.; cf. Nelson, 1985, p. 450). Muitos dos seus contemporâneos também acreditavam que Nero fosse responsável. Para suprimir esses rumores, Nero acusou injustamente os cristãos do crime e castigou-os de formas inacreditavelmente terríveis. Suas ações encorajaram o ódio para com os cristãos (cf. Tácito, 1836, pp. 287-288). Os cristãos nunca haviam desfrutado da aprovação do Império Romano, mas Nero foi o primeiro imperador a instigar uma perseguição intensa contra eles. Perseguição intensa e excessiva continuou durante séculos. Como escreveu James Baird, “na realidade, o Cristianismo fora oposto mais vigorosamente do que qualquer outra religião na longa história de Roma” (1978, p. 29).

Mas, além dos infortúnios trazidos sobre o Cristianismo pelos oponentes da justiça divina, havia outro perigo no horizonte, um perigo ainda pior do que a própria perseguição: a apostasia predita. Em Seu ministério terreno, Jesus ensinou Seus discípulos a viver pela verdade, ensinar a verdade, e até morrer pela verdade. A verdade da Sua Palavra (João 17:17) era um tesouro inestimável. Jesus sabia que, após a Sua ascensão, a verdade seria desafiada, e muitos se afastariam dela. Em certa ocasião, Jesus advertiu Seus discípulos: “Acautelai-vos dos falsos profetas que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores” (Mateus 7:15). Paulo confirmou o que Jesus disse quando escreveu: “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho” (Atos 20:29). O apóstolo João escreveu sobre o cumprimento da profecia de Jesus como uma realidade presente (1 João 4:1). A apostasia que Jesus predisse existia então, e muitos já haviam abandonado a fé (cf. 2 Timóteo 4:10).

Contudo, a influência dos apóstolos ainda era forte e eles guardaram a pureza da verdade. Muitos dos escritos apostólicos preservados no Novo Testamento foram direcionados para corrigir falsos ensinamentos, defender a fé, e advertir novos cristãos acerca das doutrinas teológicas perigosas que surgiriam (cf. Gálatas 1:6-10; 1 Timóteo 4:1-3; 1 Pedro 3:15; 1 João). Para pôr em ordem algumas coisas que estavam faltando em algumas congregações e para defender “a fé que de uma vez por todas fora entregue aos santos” (Judas 3), Deus ordenou (através dos apóstolos) que uma pluralidade de anciãos (também chamados “bispos” ou “pastores” – Atos 20:17, 28; Tito 1:5, 7; 1 Pedro 5:1-4) fossem designados em cada congregação da igreja (Tito 1:5-9; cf. Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:1-7). Os anciãos estavam encarregados de orientar e alimentar o rebanho do Senhor (Atos 20:28). Era sua responsabilidade vigiar a igreja que Cristo comprara com o Seu próprio sangue (Efésios 5:25; Hebreus 7:26-27).

Com a morte dos apóstolos (que não deixaram sucessores apostólicos), os anciãos, juntamente com os diáconos, evangelistas e mestres, assumiram total responsabilidade de defender a fé. Muitos deles haviam sido instruídos diretamente pelos apóstolos, e assim foram parte fundamental do desenvolvimento espiritual da igreja (nota: Alguns destes homens às vezes são chamados de “pais da igreja” ou “pais apostólicos”). Em seu livro, The Eternal Kingdom, F. W. Mattox escreveu:

Durante os primeiros cinquenta anos após a morte do Apóstolo João, a igreja lutou para manter a pureza apostólica. A literatura deste período, escrita por homens que são comumente chamados de “Pais Apostólicos” e “Apologetas”, mostra claramente os esforços feitos para manter o padrão do Novo Testamento e as tendências que mais tarde levaram à apostasia (1961, p. 107).

Ainda que monumentais, muitos dos esforços destes apologetas antigos para unificar a igreja estavam erroneamente baseados em mera racionalidade humana. Pouco a pouco, novas idéias começaram a ser aceitas que instigaram mudanças na igreja. A primeira principal mudança tinha que ver com a organização da igreja, especificamente com a autoridade dos anciãos. Conforme temos notado, nos primeiros dias da igreja, cada congregação possuía uma pluralidade de anciãos que simultaneamente a vigiavam. Não obstante, muitos começaram a considerar um ancião como maior do que os outros, e eventualmente somente este recebia o título de “bispo”. Disputas e contendas pelo poder começaram. Mais tarde, “bispos” começaram a presidir individualmente sobre várias congregações em uma cidade, as quais chamavam de “diocese” (Latourette, 1965, p. 67).

Uma das pessoas que se esforçaram para unificar a igreja sob um único homem (ou seja, “o bispo”) foi Inácio de Antioquia. Em sua carta aos efésios, ele escreveu:

Pois, se neste breve espaço de tempo, tenho desfrutado de tamanha comunhão com o vosso bispo – não quero dizer de uma mera natureza humana, mas espiritual – quanto mais vos considero felizes por estardes tão unidos a ele como a Igreja está a Jesus Cristo, e como Jesus Cristo está ao Pai, para que todas as coisas possam concordam em unidade! ... Sejamos cuidadosos, então, para não nos colocarmos em oposição ao bispo, a fim de que possamos nos sujeitar a Deus (Roberts and Donaldson, 1973, 1:51).

Esta nova estrutura (ou seja, um bispo tendo autoridade sobre outros) começou como um chamado para defender a verdade, mas levou a tal afastamento do padrão divino que, por volta de 150 a.D., o governo de muitas congregações locais diferia completamente da organização simples esboçada no Novo Testamento. Esta mudança “inocente” na organização da igreja foi a semente que precedeu à germinação do movimento católico muitos anos mais tarde.

Em tempo, os bispos que exerciam autoridade em certas regiões começaram a se encontrar para discutir questões que interessavam a todos eles. Eventualmente, esses encontros tornaram-se concílios onde credos e novas idéias eram declaradas formalmente obrigatórias a todos os cristãos, e supostos hereges eram condenados.

Constantino, imperador de Roma, reuniu o primeiro desses concílios, o Concílio de Nicéia (325 a.D.). Pelo tempo do seu reinado, a população cristã havia crescido tremendamente. A despeito da constante perseguição e da crescente apostasia, muitos cristãos haviam permanecido fiéis a Deus, e sua influência era crescente. A fé, influência e coragem destes cristãos (que levaram muitos a morrer por amor à verdade) eram óbvias para Constantino. O Cristianismo era considerado, em certos sentidos, uma ameaça potencial para o Império se continuasse a crescer. Portanto, havia apenas duas opções: (1) tentar erradicar o Cristianismo do Império aumentando a oposição a ele (uma tática que havia fracassado durante quase três séculos), ou (2) “seguir a correnteza” para que o Cristianismo ajudasse a unificar e fortalecer o Império. Constantino decidiu não apenas parar a perseguição contra o Cristianismo mas promovê-lo. Para ajudar a igreja, Constantino ordenou que 50 cópias manuscritas da Bíblia fossem produzidas, e colocou alguns cristãos em posições elevadas no seu governo (Miller and Stevens, 1969, 5:48, 51). Além disso, ele restaurou lugares de adoração para os cristãos sem exigir pagamento (vede “The Edict...”, n.d.).

Sob a direção de Constantino, mais mudanças foram realizadas – especialmente na organização da igreja. Como o fim da perseguição era algo que os cristãos consideravam impossível, e como o favoritismo do governo parecia ainda menos alcançável, muitos cristãos se deixaram influenciar pelo governo a ponto de se desviarem cada vez mais da verdade. Sob a influência de Constantino, uma nova organização eclesiástica começou a se desenvolver, moldada segundo a organização do governo romano. Embora o “Cristianismo” medrasse sob sua influência, é irônico que o próprio Constantino não fosse um cristão. Contudo, somente antes da sua morte – e seguramente com a esperança de que seus pecados seriam removidos – ele concordou em ser batizado pela causa cristã (vede Hutchinson and Garrison, 1959, p. 146).

Embora o Catolicismo não viesse realmente à existência durante o tempo de Constantino, certamente sua influência e seu legado foram pedras fundamentais sobre as quais o Catolicismo logo desenvolveu o seu poder. Na medida em que a igreja obtinha benefícios do governo, tornou-se cada vez mais semelhante ao governo e afastou-se mais do padrão divino. Por volta do século sétimo, muitos cristãos, aceitando o modelo do governo romano, instalaram um homem – o papa – em Roma para exercer poder eclesiástico universal. De acordo com o modelo dos conselheiros do imperador romano, um grupo de cardeais foi eleito para serem consultores do papa. De acordo com o modelo dos governadores romanos, bispos foram designados sobre dioceses. E, em harmonia com o modelo do Império Romano Universal (i.e., católico), uma nova igreja – a Igreja Católica Romana – foi estabelecida. Consequentemente, a Igreja Católica foi estabelecida no começo do século sétimo, sob a liderança do primeiro homem a ser chamado universalmente de “papa” – Bonifácio III.

Referências

Baird, James O. (1978), “The Trials and Tribulations of the Church from the Beginning,” The Future of the Church, ed. William Woodson (Henderson, TN: Freed-Hardeman College).
Boles, H. Leo (1941), A Commentary on Acts of the Apostles (Nashville, TN: Gospel Advocate).
“The Edict of Milan” (no date), [On-line], URL: http://home.inreach.com/bstanley/edict.htm.
Hutchinson, Paul and Winfred Garrison (1959), 20 Centuries of Christianity (New York: Harcourt, Brace and Co.).
Latourette, Kenneth S. (1965), Christianity through the Ages (New York: Harper & Row)
Mattox, F.W. (1961), The Eternal Kingdom (Delight, AR: Gospel Light).
Miller, Dave (2007), What the Bible Says about the Church of Christ (Montgomery, AL: Apologetics Press).
Miller, Jule and Texas Stevens (1969), Visualized Bible Study Series: History of the Lord’s Church(Houston, TX: Gospel Services).
Nelson, Wilton M., ed. (1985), Illustrated Dictionary of the Bible [Diccionario Ilustrado de la Biblia] (Miami, FL: Editorial Caribe), fourteenth edition.
Roberts, Alexander and James Donaldson, eds. (1973 reprint), Ante-Nicene Fathers: The Apostolic Fathers with Justin Martyr and Irenaeus (Grand Rapids, MI: Eerdmans).
Suetonius Tranquillus (1890), The Lives of the Twelve Cæsars, trans. Alexander Thomson (London: George Bell and Sons).
Tacitus, Cornelius (1836), The Works of Cornelius Tacitus (Philadelphia, PA: Thomas Wardle).


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Fonte: Apologetics Press (http://www.apologeticspress.org)
Tradução: Rodrigo Reis de Faria

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